quarta-feira, 2 de março de 2016

Entenda porque o Big Data é o petróleo do século 21



“A informação é o petróleo do século 21 e a análise é o motor a combustão”, disse Peter Sondergaard, da Gartner Research. Levada em conta toda a informação gerada diariamente a análise faz todo o sentido. Isso porque sem saber como utilizar os dados e como vão impactar não há a menor razão de existir. É preciso botar ordem a partir do caos para mudar alguma coisa.

Por isso, com análise correta, o chamado Big Data pode levar a novos entendimentos do comportamento dos consumidores, melhor gestão de decisões gerenciais e de risco, e mais inovações. Entretanto, há grandes desafios em fazer uso de tanta informação.

Big Data segundo a Wikipedia é: termo amplo para conjuntos de dados muito grandes ou complexos que aplicativos de processamento de dados tradicionais são insuficientes. E os desafios incluem análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade.

A IBM estima que todo dia 2.5 quintilhões de bytes de dados são criados.

- Isso é tanto que 90% do total de dados do mundo foi gerado nos últimos dois anos.
- 2.5 quintilhões de bytes são o equivalente a 2.500.000 de discos rígidos sendo preenchidos todos os dias
- Entretanto isso é apenas o começo do panorama de dados moderno, já que a taxa de criação de dados e sua replicação esta acelerando em uma taxa exponencial.

E de onde vem todos esses dados?

-Arquivos: documentos digitalizados e arquivos trocados entre organizações e consumidores
-Web publica: Governo, econômico, sensos, e outras fontes de dados publicadas.
-Media Social: Twitter, LinkedIn, Facebook, YouTube e Slideshare
-Documentos: Email, Word, Excel, PDF, PPT, HTML e dados puros em texto
-App de negócios: Gestão de Projetos, HR, marketing e dados de CRM
-Log de maquinário: logs e eventos, dados de servidores e logs de aplicativos
-Media: Imagens, vídeo, infográficos, podcasts e transmissões ao vivo
-Dados de sensores: equipamentos médicos, geolocalização, vigilância, motores elétricos inteligentes e internet industrial

Para se ter uma ideia do desafio que o Big Data impõe, abaixo uma lista do que é criado a cada minuto no mundo:

-2.5 milhões de compartilhamentos no Facebook
-72 horas de videos enviados para o YouTube
- 4 milhões de pesquisas no Google
- 300.000 mensagens enviadas pelo Twitter (Tweets)
- 200 milhões de emails enviados

Aqui seguem exemplos de como as empresas podem se beneficiar pelo uso correto do Big Data:

- Macys: ajuste de preço de 73 milhões de itens em tempo real se baseando na demanda e no estoque.

- Walmart: a última ferramenta de pesquisa para o site inclui dados semânticos se baseando em análise de texto, aprendizado mecânico e até mineração de sinônimos para produzir resultados de pesquisa relevantes. Walmart informa que isso fez com que os compradores online aumentassem entre 10% e 15%, o que levou a um aumento na receita de bilhões de dólares.

- Departamentos de policia de Los Angeles e Santa Cruz: usando um algoritmo de previsão de terremotos ajustado e alimentado com dados de crimes os departamentos podem prever onde um novo crime irá ocorrer com a precisão de até 46,45 metros quadrados. Com isso em Los Angeles houve uma redução de 33% em roubos e 21% em crimes violentos nas áreas em que o software esta sendo utilizado.

-American Express: inicialmente procurando por indicadores que poderiam levar a prever a lealdade e desenvolvendo modelos sofisticados para analisar os históricos de transações para prever mudanças bruscas, a empresa lançou um programa piloto na Austrália e conseguiu identificar 24% das contas no país que irão ser encerradas dentro dos próximos quatro meses.

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