sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PATH Tips/Best Practices - Dica 6 @Tableau - Preparação de arquivos do Excel para análise no Tableau

A primeira etapa na exploração dos dados com o Tableau é examinar como os dados são apresentados. Quando uma fonte de dados do Excel (outra que não seja um cubo) já estiver formatada como uma tabulação cruzada ou for agregada, as opções para exibição, agregação e agrupamento no Tableau serão limitadas.
O Tableau não consegue ver pontos de dados subjacentes que já tenham sido resumidos em um grupo ou uma ordem mais abrangente. Para poder aproveitar a funcionalidade plena do Tableau, você precisa normalizar os dados - ou seja, formatá-los como dados brutos - antes da conexão dele com o Tableau. Ao abrir a pasta de trabalho no Tableau, os dados devem estar em uma tabela de dados brutos como a segunda.

Por exemplo, leve em consideração as duas pastas de trabalho mostradas abaixo. A primeira é um relatório formatado com cabeçalhos repetidos, linhas vazias, totais gerais etc. Ao abrir a pasta de trabalho no Tableau, os dados devem estar em uma tabela de dados brutos como a segunda.





















Reunimos aqui algumas dicas de formatação para transformar os relatórios formatados em uma tabela de dados brutos pronta para análise no Tableau.

1. Remover ou excluir texto introdutório e outros desnecessários: A primeira linha de todo o arquivo deve conter os cabeçalhos dos campos (ou nomes das colunas). Muitos relatórios entregues como pastas de trabalho do Excel têm um bloco de texto introdutório na parte superior. Esse texto pode ser títulos, legendas de cor, descrições etc.

2. Verificar se cada linha contém apenas um dado: Para que o Tableau possa ler de forma correta os dados é importante que cada dado esteja em sua linha correspondente.

3. Limitar cabeçalhos a uma única linha: A primeira linha deve conter não apenas os cabeçalhos do campo, mas também ser a única linha de cabeçalhos.

4. Preencher células em branco: não se esqueça de preencher as células em branco de forma que as informações sejam repetidas para cada linha de dados, e não apenas na primeira ocorrência. Embora isso pareça redundante, é importante que cada registro (ou linha) tenha dados em todas as colunas.

5. Limpar dados agregados e descritivos: Não se esqueça de remover as linhas que não contenham registros de dados brutos. Por exemplo, um relatório do Excel pode ter linhas que contenham informações descritivas e linhas de totais gerais. Você pode adicionar facilmente os totais no Tableau e não precisa calculá-los na fonte de dados.

6. Excluir linhas em branco e duplicar cabeçalhos: Remova todas as linhas em branco que contenham cabeçalhos duplicados.

7. Adicionar cabeçalhos não encontrados: Caso alguma coluna não tenha um título, não se esqueça de adicionar um. Seja descritivo ao escrever os cabeçalhos de coluna.

8. Reformar toda a estrutura dos dados do Excel usando o plug-in Reformador do Excel do Tableau: Mesmo que tenha seguido todas as sugestões mostradas acima, você ainda pode ter dados em um formato que não seja ideal para o Tableau, essencialmente de um ponto de vista analítico. Por exemplo, você ainda pode ter uma coluna para cada mês de dados de negócios, que o Tableau interpreta como colunas separadas, dificultando as comparações mês a mês. Você pode usar o plug-in do Tableau para Excel para remodelar os dados.

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