Facebook
e IBM anunciaram uma parceria inédita que promete mudar a forma como as
empresas se relacionam com seus consumidores, permitindo a oferta de
campanhas personalizadas e que atingirão o público certo, na hora certa e
com a mensagem apropriada. A parceria ainda vai além, porque possibilitará a análise do comportamento dos consumidores em relação às
marcas. As duas gigantes entendem que seus negócios são complementares.
O
Facebook é a maior rede social do mundo e gera trilhões de dados
diariamente. Na outra ponta, a IBM possui tecnologia ímpar em análise de
dados e comportamento (analytics) que permitirá ao Facebook obter
insights valiosos e precisos sobre como seu público se comporta e o que
ele espera. Mas o que isso muda na sua vida? O facebook possui 1.44
bilhões de usuários no mundo e 89 milhões de acessos mensais apenas no
Brasil. É um volume de dados inimaginável, que agrega informações de
perfis, likes, comentários, cliques, buscas e conversas de chat.
Agora,
imagine que você está navegando na internet e, de repente, lembra que
quer comprar uma raquete de tênis para finalmente se dedicar ao sonho de
praticar seu esporte predileto. Bem, você compara os preços disponíveis
e decide deixar essa compra para depois. Em uma nova aba, você abre o
Facebook e começa a navegar pelo feed de notícias, quando um anúncio de
raquete de tênis aparece na sua rede. Alguns pensam que é o destino,
outros atribuem esse fato à tecnologia (estão certos). Sempre há os que
julgam o conteúdo como invasivo (estes podem desabilitar determinados
plugins). O fato é que esta inteligência é realmente um advento da TI e
da análise de dados. Mas isso é só o começo, é só o que você enxerga. A
parceria entre IBM e Facebook irá bem além disso, porque analisa
comportamentos dos consumidores em relação às marcas.
Vivemos
a era da personalização e das relações E2E (everyone to everyone – ou,
de todos para todos). Um anúncio já não nos interessa tanto quanto um
conteúdo qualificado e entendemos que negócios são feitos por pessoas
que trabalham em empresas, ou seja, criar nossas redes é de fundamental
importância para nosso círculo social e profissional. A parceria da IBM
com o Facebook mostra que há um potencial gigante de aprendizado nas
companhias, que poderão entender como gerar relevância e personificação
para seus consumidores, abordá-los de maneira eficaz e, por fim, gerar
mais receita, equilibrando a balança de oferta e consumo.
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