terça-feira, 12 de maio de 2015

IBM: A Era de Ultron poderia se chamar a Era de Watson?

Eu admito: O nível de motivação para explicar como IBM Watson compartilha uma conexão com os personagens de Avengers: A Era de Ultron é no mínimo emocionante. Quem experimentou assistir a este espetáculo maior do que a vida na tela grande certamente ficou pensando: E se isso fosse verdade?

Se você viu o filme, entende aonde estou indo com essa discussão. Se não, deixe-me dar-lhe uma rápida visão geral. Não se preocupe, spoilers não fazem parte desta discussão.

Ultron, o principal vilão / antagonista, é um poderoso robô configurado através da programação do engenheiro gênio Tony Stark (Homem de Ferro). Na verdade, chamando-o de um mero robô é provavelmente um insulto - e ele certamente iria me esganar se ele me ouvisse dizer isso.

Ultron tem características humanas. Ele pode responder, conversar, e formular pensamentos. Assim como a IBM Watson, ele aprende e opera em um nível cognitivo. E cada vez que ele aprende algo novo, ele fica melhor e melhor e se adapta ao comportamento humano.


Ao contrário do IBM Watson, Ultron não está olhando para ajudar a humanidade. Na verdade, ele está tentando destruir a humanidade. Grande surpresa, certo?

Homólogo de Ultron no filme é JARVIS - computador braço direito de Stark, por assim dizer. Como Ultron, JARVIS é projetado com uma espinha dorsal forte AI. Ele pode falar, interagir e funcionar como um ser humano sem a forma física, é claro.

O papel da JARVIS é definido centralmente. Ele é um programa de software que percorre grandes volumes de dados para encontrar respostas instantâneas que meros mortais como Stark não pode encontrar por conta própria. Suas intenções são para ajudar. Quando ele comunica suas descobertas, ele usa diferentes representações gráficas, às vezes até displays holográficos.

Watson e JARVIS estão cumprindo muitas das mesmas tarefas. Quando se trata de servir o bem maior para a população humana, Watson e JARVIS têm muito mais em comum do que Watson e Ultron.

JARVIS é uma prévia da versão futura do IBM Watson?


É difícil dizer. Ambas são super motores de busca que falam a língua natural. Mas JARVIS é sensível e pode se adaptar imediatamente às sensibilidades humanas. Sim, ele se inclina fortemente em dados existentes para fazer suas recomendações. Mas também se baseia fortemente na espontaneidade ao vivo dos seres humanos para se chegar a conclusões pouco convencionais. E é aí que Watson não chegou ao nível de JARVIS ou Ultron. Ainda.?!

Essas discussões continuam a gerar pensamentos sobre a forma como interagimos com AI hoje, portanto, A Era de Ultron certamente faz você pensar sobre as possibilidades de como AI pode evoluir no futuro não muito distante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário