quarta-feira, 8 de abril de 2015

PATH Tips/Best Practices - Dica 10 @Tableau - Atualizando a instalação do seu Tableau Server existente para a versão 9.0

Chegou a hora de atualizarmos as versões do tableau server em nossos servidores. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar neste momento de atualização da versão 8.3 para a versão 9.0. Confira!!!!!

Passo 1: Lista de verificação antes da atualização

Estes são os itens a serem localizados e as etapas a serem executadas antes da atualização do Tableau Server para a versão 9.0.x.

Credenciais, arquivos de instalação e personalizações:
Credenciais da conta de usuário: Para cada computador em atualização, você precisa de credenciais para uma conta de usuário com permissões de administrador local.

Credenciais da conta Run As: Confirme que você tem o nome de usuário e a senha da conta Run As do Tableau Server. Se estiver usando NT AUTHORITY\NetworkService (o padrão), nenhuma senha será necessária.

Arquivos de instalação: 

Além de ter o .exe para a atualização que está prestes a ser realizada, você deve localizar ou baixar novamente o arquivo Setup.exe da versão do servidor atualmente em produção. Se algo inesperado ocorrer durante a atualização, isso poderá ajudá-lo a agilizar a recuperação.

Versão de bit

Desde a versão 8.1, o Tableau Server é fornecido como um aplicativo 64 bits nativo, bem como um aplicativo 32 bits. As versões anteriores do Tableau Server estavam disponíveis apenas como 32 bits.

Caso você estivesse executando a versão 32 bits do Tableau Server em um sistema operacional 64 bits, é recomendável atualizar para a versão 64 bits do Tableau Server. Caso você esteja atualizando uma instalação distribuída do Tableau Server, todo o cluster deve executar a mesma versão de bit - todos software do Tableau Server 32 bits ou 64 bits. 

Ao atualizar da versão de 32 bits do Tableau Server para a versão de 64 bits, desinstale primeiro a versão de 32 bits de cada máquina antes de instalar a versão de 64 bits do software de trabalho

Verificar seu status de manutenção de produto

Se você tentar atualizar o Tableau Server de um servidor cuja manutenção expirou, o resultado será uma instância não licenciada do Tableau Server.

Para verificar se a manutenção do seu servidor expirou:

Selecione Iniciar > Todos os programas > Tableau Server > Gerenciar chaves de produto e verifique na coluna A manutenção expira em.

Criar um backup “limpo”

Como prática recomendada, além dos seus backups regulares, você sempre deve criar um backup logo antes de atualizar o Tableau Server. Antes de criar o backup, execute o comando tabadmin cleanup para remover arquivos não essenciais do seu backup. 

Ao instalar a versão mais recente do Tableau Server, use a mesma unidade e o mesmo diretório da versão usada anteriormente. Dessa forma, os dados e as definições de configuração da sua versão anterior podem ser importados automaticamente.
Se você estiver atualizando em um servidor com menos de oito núcleos ou com menos de 16 GB de RAM e não tiver definido explicitamente o número de processos de servidor VizQL, esse número será definido como 1 instância.
Se for atualizar do Tableau Server de 32 bits para o Tableau Server de 64 bits, desinstale a versão existente antes de instalar a nova versão.

Passo 2: Instalações de servidor único

Para atualizar uma instalação de servidor único do Tableau Server para a versão 9.0 ou 9.0.x:

Use Adicionar/Remover Programas no seu Tableau Server para desinstalar a versão anterior.
A desinstalação remove o software de servidor mas mantém os dados e as definições de configuração inalteradas.
Instale o Tableau Server. A instalação do Tableau Server tratará da importação de dados e das definições de configuração da versão anterior.

Passo 3: Instalações distribuídas

Se você estiver migrando o cluster para a versão 64 bits do Tableau Server como parte da atualização para a versão 9.0, consulte as diretrizes sobre "bit version“

Para atualizar uma instalação distribuída do Tableau Server da versão 8.3 para a versão 9.0 ou 9.0.x:

1. Use Adicionar/Remover Programas no Tableau Server primário para desinstalar a versão anterior.
2. Use Adicionar/Remover Programas nos servidores de trabalho para desinstalar a versão anterior.
3. A desinstalação remove o software de servidor mas mantém os dados e as definições de configuração inalteradas.
4. Instale o Tableau Worker Server nos servidores de trabalho.
5. Instale o Tableau Server no Tableau Server primário.

A Configuração do Tableau Server manipula a importação dos dados e as definições de configuração da sua versão anterior.

Para atualizar uma instalação distribuída do Tableau Server da versão 9.0.x para a versão 9.0.x:

1. Use Adicionar/Remover Programas no seu Tableau Server primário para desinstalar a versão anterior.
2. A desinstalação remove o software de servidor mas mantém os dados e as definições de configuração inalteradas.
3. Instale o Tableau Server no seu Tableau Server primário.Como esta é uma atualização de "mesma versão" (versão 9.0.x para 9.0.x), não há necessidade de desinstalar e reinstalar software de servidor nos trabalhos do Tableau. O Tableau Server primário transfere atualizações para os servidores de trabalho.

Atualizando uma instalação distribuída do Tableau Server de 32 bits para 64 bits

Se você for atualizar uma instalação distribuída de 32 bits para 64 bits, será preciso executar as seguintes etapas:

1. Use Adicionar/Remover Programas no seu Tableau Server primário para desinstalar a versão de 32 bits do servidor primário.
2. Use Adicionar/Remover Programas nas máquinas do Tableau Server para desinstalar as versões de 32 bits.
3. Instale o Tableau Server de 64 bits em cada máquina.
4. Instale o Tableau Server de 64 bits no seu Tableau Server primário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário