quarta-feira, 18 de março de 2015

Business Analytics :A diferença entre métrica e indicador

Em projetos de Business Intelligence (BI) é comum serem discutidos diversos pontos essenciais para a implementação correta da solução. Muito é debatido também em cima de assuntos como métricas e indicadores de desempenho. A todo momento falamos desses termos, mas sem saber às vezes a real diferença. Afinal, o que muda entre um e outro?

Quando trabalhamos com informações é muito importante conhecer essa distinção pois são instrumentos importantíssimos e que conduzem a avaliação de nossas análises. Saber a diferença entre métrica e indicadores também nos auxilia na percepção e apuração correta dos resultados.


Métricas são medidas brutas que servem de subsídios aos indicadores. São compostas por vários tipos, como valor, quantidade, peso, volume ou outro formato quantitativo. São a base para a constituição dos indicadores de desempenho.

No BI as métricas correspondem aos dados atômicos armazenados na estrutura de tabelas Fato de um Data Warehouse. São os quantificadores das informações qualitativas disponíveis nas tabelas de Dimensão.


Já quando falamos de indicadores, normalmente estamos referenciando aos indicadores de desempenho (Key Performance Indicator - KPI). Com uma redundância intencional e meio óbvia, podemos dizer que indicador é aquilo que indica algo ou alguma situação específica. Ele também verifica o cumprimento das metas estabelecidas dentro da organização.

Os indicadores de desempenho, além de avaliar a performance organizacional, auxiliam a análise de tendência, a melhoria continua, a atuação proativa e dão transparência à empresa. Fornecem também informações para a análise de processos e implementação de melhorias, e são os elementos que guiam na direção estabelecida pelo planejamento estratégico.

Contudo, devemos perceber que apesar das diferenças conceituais entre cada um, a métrica e indicadores de desempenho possuem aplicações distintas. As métricas têm foco operacional e os indicadores possuem foco no nível tático. Ambos dão suporte as metas no nível estratégico da organização.

Portanto devemos ficar atentos quanto as diferenças intrínsecas dessas definições, pois a partir do momento que compreendemos bem os conceitos, fica muito mais fácil o emprego no dia a dia da organização, contribuindo assim para o resultado das ações gerenciais.




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