O futuro das organizações estará comprometido se os gestores não tiverem as informações necessárias para as tomadas de decisões disponíveis no momento da decisão, isso é certo, mas muitos ainda utilizam do feeling, da experiência no negócio para tomar suas decisões.
O mundo moderno não permitirá mais esse perfil, uma safra nova de gestores estão vindo, e esses serão mais ágeis, mais flexíveis às movimentações do mercado, e precisão de um Painel de Controle mais eficiente, dinâmico que mostre rapidamente o rumo que a empresa está tomando, e o mais importante, alinhado ao famoso Planejamento Estratégico da organização, que muitas vezes está só na parede ou engavetado.
Um gestor eficiente deverá buscar os resultados que o Planejamento Estratégico (PE) definiu, desenvolvendo o Balanced ScoreCard (BSC) da empresa e dos setores alinhado ao PE e definir seus indicadores e ir em busca das metas, e agora é que começam os desafios. Sabemos definir nossos indicadores?
Quais são os indicadores que precisamos? Que metas estamos buscando? Talvez estejamos tão preocupados com a operação do dia-a-dia, que não dedicamos tempo para isso, lembre “um barco sem rumo, não terá ventos favoráreis”, precisamos saber onde queremos estar amanhã, e ir trilhando e corrigindo o caminho.
Antes de sair comprando e implementando uma ferramenta de Business Inteligence (BI) ou Dashboards, pense se você tem os indicadores definidos, esse é o começo, e se estão alinhados ao BSC (Balanced ScoreCard), se não estiverem alinhados é pouco provável que a empresa atinja os objetivos definidos no PE. Sua empresa tem um Planejamento estratégico não é mesmo?!
Então não se preocupe com a ferramenta, mas com o Planejamento dos Objetivos que se quer alcançar, a software que vai lhe ajudar é um detalhe.
O Indicador é algo que lhe mostre o caminho até a meta, ele deverá ser monitorado, controlado, e você só pode controlar o que se pode medir. Quando for definir um indicador tenha certeza que você tem como coletar os dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário