sexta-feira, 20 de março de 2015

Business Analytics : Logística e Big Data - A Integração Perfeita dos Dados


Big Data e setor de logística deve realmente andar juntos. 

Prestadores de serviços de logística movem grandes volumes de bens, produtos e serviços e há sempre mais e mais no mercado. Ao mesmo tempo, eles  reúnem um conjuntos de dados que estão apenas esperando para serem transformados em informações que suportaram tomada de decisões. 

Eles capturam e rastreiam a origem e o destino dos embarques, o seu tamanho, peso, e sua localização atual. 

No entanto, as empresas do setor, muitas vezes não têm a visão sobre como eles podem se beneficiar de uma informação a partir do material que coleta e rastreia.

Mas o rastreamento desses dados explora plenamente o valor que podem agregar aos negócios? Acreditamos que hoje não.

Não podemos negar que há um enorme potencial inexplorado para melhorar a eficiência operacional e “experiências” com relação ao cliente, e ainda criar novos modelos de negócios mais apropriados. Considere, por exemplo, os benefícios da integração dos dados logísticos de vários provedores da cadeia de abastecimento. Isto poderia eliminar a fragmentação do mercado atual, permitindo uma nova e poderosa corrente de colaboração e serviços.

Muitos provedores imaginam que o Big Data poderá mudar tendências para o setor de logística. Em um estudo internacional recente sobre as tendências da cadeia de abastecimento (BLV International, 2013), 60% dos pesquisados afirmaram que eles estão planejando investir em análise de Big Data dentro dos próximos cinco anos.

No entanto, a busca por vantagem competitiva começa com a identificação de fortes casos de uso do Big Data. Neste trabalho, devemos olhar primeiro para as organizações que implantaram, com êxito, análise de Big Data no contexto das suas próprias indústrias. Em seguida, deveremos considerar uma série de casos de uso específicos para o setor de logística.

À seguir, identificamos três principais vantagens de se implementar Big Data em Logística:

  • O aumento da eficiência do processo operacional, por exemplo, aumentando a transparência, a utilização dos recursos da melhor maneira, aumentando a qualidade e no desempenho do processo de logística.

  • Melhoria na experiência do cliente com a empresa, como o resultado temos a fidelização e retenção de clientes origem, grupos de clientes pode ser segmentados e os clientes podem ser abordados individualmente. A empresa otimiza assim toda a comunicação com o cliente e melhora a execução do serviço prestado.
  • Novos modelos de negócios são possíveis:  Empresas ganham fontes adicionais de receita.

Portanto, capitalizar e maximizar o valor dos ativos de informação deverá ser, a médio prazo, um novo objetivo estratégico para a maioria das empresas e organizações, assim como a migração de seus dados para uma plataforma de Big Data.

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